15 outubro 2010

News Release 2236 : Extinção da RAVE


Faro [Portugal], 15.10.2010, Semana 41, sexta-feira, 10:16

Segundo informação que acabamos de receber nos nossos serviços, na proposta de Orçamento de Estado para 2011, que hoje vai ser entregue na Assembleia da República, pelo Ministro Teixeira dos Santos, decreta-se a extinção imediata da RAVE e respetiva integração de todo o seu quadro de pessoal (poucas pessoas e muitas delas da própria REFER) e património na REFER. Demorou-se muito tempo, mas já se está a corrigir um erro gravíssimo, que durou 10 anos (a RAVE nasceu em 2000) e não se pode esquecer e pensar que não teve consequências e que agora está tudo bem, não, houve e muitas que foram graves no atraso do projeto. Ainda faltam outras coisas acontecer, mas a seu tempo iremos falar disso.

No entanto, o Engº Guterres (como primeiro-ministro da altura) e o Engº José Sócrates (como ministro na altura e atual primeiro-ministro) são os grandes culpados desta odisseia trágica, que foi, está e ainda irá ser, o projeto do TGV em Portugal. Também condenamos de forma evidente, todos os quadros importantes a nível de gestão, que estando na CP/REFER aceitaram entrar e fazer parte da RAVE, essas pessoas não estiveram bem, pois deviam ter dito que era uma aberração a RAVE existir e não se mostrarem disponíveis, muitas vezes em contradição com o que antes defendiam, e por isso, não nos esqueceremos deles, mas não, aceitaram participar, talvez na procura de outros interesses e isso lamentamos imenso que tivesse acontecido.

Não sabemos até que ponto, a posição da LUISFER nada flexível em relação à RAVE, ajudou ou não ou foi ou não determinante, nesta tomada de decisão*, pois ainda bem que existe esta contenção orçamental de aperto, para as pessoas terem percebido o grave erro cometido pelos socialistas, que agora, emendam a mão. Desde a sua criação em 2000 e em anos seguintes, que fomos opositores e denunciamos essa aberração e erro gravíssimo chamado RAVE, que as outras redes europeias não fizeram nem cometeram esse erro, mas nós fizemos, com as consequências sobejamente conhecidas, ou outros já têem as suas redes a funcionar e em construção e nós temos 0 kms feitos e muita discussão e muito protagonismo saloio, como se fossem ou outros que devem aprender connosco, como por exemplo as PPP previstas no projeto.

Muitas vezes a LUISFER foi criticada por ser contra a existência da RAVE, agora se prova que estavamos certos e que os socialistas estavam errados (e o PSD/CDS também quando foram Governo, podiam ter extinto a RAVE e não o fizeram, pois bem os alertamos), pois foram eles próprios que fazem extinguir aquilo que há anos criaram, ao menos, reconhecem perante esta situação aflitiva de aperto das finanças públicas, e não tinha que ser assim.

A LUISFER faz votos que a integração da RAVE na REFER (acto rápido, fácil e nada complexo), para nós é só retirar o logo da RAVE e colocar o da REFER, nos dossiers, pessoas e instalações e seguir em frente e esperamos que a atual equipa (fazer mea culpa) do Engº Luís Pardal, depois de fazer esta fusão fácil, consiga corrigir os outros erros graves que existem no projeto do TGV em Portugal e que em bom tempo fizemos denúncia e continuaremos a fazer.

Mesmo que o OE 2011, seja aceite (venha a passar) ou não no Parlamento, que esta decisão vá em frente, mesmo que seja a pedido da REFER porque não, e que em diploma legal a publicar em Diário da República, venha lá a extinção definitiva e eterna da RAVE, só nessa altura é que estaremos descansados.

Mesmo assim, esta foi uma notícia que muito gostamos de anunciar aos leitores, em matéria do Projeto do TGV em Portugal, mas não estamos contentes, queremos ainda mais, que o papel da REFER e da CP sejam fundamentais nesse projeto e isso ainda falta acontecer, corrigindo o que está mal.

* por várias vezes e ao longo dos anos, pedimos ao MOPTC, que extinguisse imediatamente a RAVE. Para nós, o mais importante não é o facto de alguém pensar que, enfim, lá se fez a vontade à LUISFER, o importante para nós não é isso, mas os efeitos positivos que esta medida tem para o projeto do TGV em Portugal, isso é que nos importa, o resto não, ainda para mais quando não somos ouvidos, atendidos e desvalorizado o nosso saber, seja por parte do MOPTC, REFER e infelizmente também a nossa CP.


Luís Moreira


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