
Faro [Portugal], 31.10.2009, Semana 44, Sábado, 13:23
A Comissão Europeia anunciou hoje o primeiro grupo de projectos seleccionados para beneficiar de um investimento - no total, 500 milhões de euros - destinado a projectos de infra-estruturas vitais de transportes em toda a UE. As subvenções serão atribuídas no âmbito do Programa da Rede Transeuropeia de Transportes (RTE-T), que contribui para financiar as obras de construção de elos de transporte ainda incompletos ou de remoção de pontos de estrangulamento com o objectivo de permitir uma circulação fácil e rápida de pessoas e mercadorias entre os Estados-Membros. O pacote de 500 milhões de euros constitui uma parte essencial da resposta da Comissão à crise económica. O financiamento hoje anunciado destina-se a projectos na Áustria, Bélgica, Alemanha, Espanha, França, Hungria, Itália, Países Baixos, Portugal, Suécia e Reino Unido. Será anunciado no final do ano um segundo grupo de projectos a financiar no âmbito do Programa RTE-T.
Antonio Tajani, Vice-Presidente da Comissão e Comissário responsável pelos transportes, comentou: «Congratulo-me por assinar hoje estas decisões de financiamento. Estou convencido que a capacidade de crescimento da UE depende da qualidade da sua infra-estutura de transportes e o Programa RTE-T desempenha um papel essencial para assegurar o seu desenvolvimento. Ao desbloquear este financiamento, a Comissão demonstra tratar com seriedade a crise económica, procurando incentivar um maior crescimento económico. Este financiamento no âmbito do Programa RTE-T é crucial para que a Europa possa continuar a avançar.»
O financiamento de 500 milhões de euros destinava-se inicialmente a ser repartido ao longo de vários anos, mas foi antecipado no início do ano no contexto da resposta coordenada da Comissão à crise económica. Dada a importância do papel desempenhado pelos transportes na economia, a melhoria das infra-estruturas pode ter um efeito catalisador para aumentar a actividade económica.
As subvenções RTE-T são essenciais para permitir obras de infra-estrutura, quer pelo financiamento de estudos que ajudem a superar as dificuldades encontradas no início dos projectos, quer pelo financiamento de parte das próprias obras. Prevê-se que o tráfego entre Estados-Membros aumente para o dobro até 2020. Para fazer face a este crescimento, serão necessários grandes investimentos até 2020 para completar e modernizar a rede de forma sustentável.
O financiamento foi hoje anunciado no primeiro dia das jornadas RTE-T em Nápoles. A conferência deste ano tem por tema: «O futuro das redes transeuropeias de transportes: construir pontes entre a Europa e os seus vizinhos». Durante a conferência, os participantes farão o ponto da situação no que respeita à execução
dos 30 projectos considerados prioritários e apresentarão uma primeira perspectiva das prioridades comuns até 2020.

Lista hoje publicada de projectos a financiar pela RTE-T
(O montante da contribuição comunitária é indicado entre parêntesis)
Áustria
• Quadriplicação da linha ocidental Viena-Linz: estação ferroviária de Melk (3 400 000 euros)
Bélgica
• Reconstrução da ponte de Noorderlaan (1 342 000 euros)
França
• Nova linha ferroviária de alta velocidade «LGV Est» Segunda fase: secção Baudrecourt-Vendenheim (75 996 000 euros)
Alemanha
• BAB A3, Frankfurt-Nürnberg, renovação da ponte sobre o rio Main em Randersacker (2 395 000 euros)
• Ampliação trimodal na vertente água do porto de Colónia (3 330 000 euros)
Hungria
• Construção de uma área de embarque para operações combinadas Schengen e não-Schengen e transferência de passageiros sem descontinuidades no aeroporto de Budapeste (7 560 000 euros)
Itália
• Circular de Roma – secção Noroeste – criação de três faixas em ambos os sentidos do km 11+250 ao km 12+650 – obras de acabamento (2 981 000 euros)
• Acessibilidade náutica ao porto de Veneza-Marghera: dragagem operacional e de reabilitação em dois troços dos canais de navegação Oeste e Sul (3 912 000 euros)
• Plataforma de correspondência de Turim, secção de Susa-Stura, eliminação de ponto de estrangulamento (52 740 000 euros)
• Integração da Itália no sistema de comunicação e vigilância (IP1) (4 048 000 euros)
Países Baixos
• Eliminação do ponto de estrangulamento do eixo Norte-Sul A2 (E25): construção do túnel de auto-estrada urbana em Maastricht (15 000 000 euros)
Portugal
• Plano de desenvolvimento do aeroporto de Faro – Fase 1 (6 016 000 euros)
Espanha
• Via expresso SE-40 (Sevilha). Secção Coria del Rio-Dos Hermanas (túneis Norte e Sul) (23 969 000 euros)
Suécia
• Infra-estruturas portuárias no porto Norte de Malmö (5 922 000 euros)
• E6.21 Ligação Partihall (16 296 000 euros)
Reino Unido
• Obras de dragagem e valorização do estuário do Tamisa em apoio ao porto multi-modal integrado de Gateway (Londres) e desenvolvimento logístico (14 174 000 euros)
• Sistema de gestão do corredor de tráfego A14 (11 670 000 euros)
• Obras no eixo ferroviário Felixstowe-Nuneaton (9 234 000 euros)

Luís Moreira
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