28 março 2010

News Release 1755 : Algumas considerações sobre a NR 1749 (Telejornal Ferroviário)


Faro [Portugal], 28.03.2010, Semana 13, domingo, 13:59

Através desta News Release desejamos fazer algumas considerações sobre a nossa News Release 1749, editada na passada sexta-feira.

Sendo assim, queremos agradecer as mensagens que recebemos dos nossos amigos leitores, que por via da caixa de comentários da própria NR, como através da caixa de correio do blogue, nos fizeram chegar a sua crítica construtiva.

Depois de termos editado então às 21:30 de sexta-feira (atenção, não é o jornal de sexta da TVI) esta 1ª edição do nosso Telejornal ferroviário, desejamos argumentar em forma de complemento o seguinte, depois mesmo de na News Release 1749, termos "avisado" os leitores, que não esperassem um produção ao nível duma RTP, SIC ou TVI, porque meios logísticos e posses diferentes.

Dizemos então que segundo a nossa opinião crítica e colocando-nos também na posição de espectador (ou leitor), - como muitas vezes fazemos, a fim de melhorarmos o nosso desempenho a qualquer nível-, que viu às 21:30 este telejornal, ficamos críticos um pouco também de nós próprios, pois não ficamos contentes, pelo que na próxima sexta-feira, às 21:30, a 2ª edição já terá algumas alterações, a fim de melhorar o desempenho do mesmo telejornal.

Entrando numa argumentação nesta News Release, um pouco mais próxima com o amigo leitor, gostariamos de dizer que não temos nem nunca tivemos nenhuma vaidade pessoal, pelo que, damos o exemplo desse grande profissional da RTP, que agora celebra 50 anos de casa, que é o Júlio Isidro e que ouvimos já há alguns anos, numa entrevista em que ele falou dele próprio e como chegou à RTP. A certo ponto, ele disse para quem queria ouvir, que no casting então feito, a sua admissão não foi aceite logo à primeira e que lhe disseram na cara, que era feio para aparecer na televisão, ou seja, a sua aparência fotogénica era péssima, relembrou ele nessa entrevista então que deu. Não querendo fazer comparações, entre esse grande profissional da RTP e o editor deste blogue e no momento a única pessoa disponível para fazer esse mesmo telejornal, dizemos também de nós próprios que não somos muito fotogénicos e preferimos de longe e queremos ter uma figura feminina que acrescente muito mais-valias em termos visuais ao telejornal do que nós proprios. Oxalá, tivessemos na passada sexta-feira, essa figura feminina e teria sido ela a fazer a 1ª edição do mesmo telejornal. Estamos a fazer esforços neste momento, no sentido de convidar alguém que reúna essas condições, aqui na zona do Algarve e que seja por exemplo estudante e tenha ambições em termos de vocação ou gosto pela comunicação social e que esteja disponível para ser a nossa cara às sextas-feiras.

Outro aspecto que desejamos também agora referir e que vai ao encontro de 2 críticas que recebemos, é o de alargamos a duração do mesmo telejornal para 20 minutos a fim de trazer mais informação, pelo que iremos atender. Teremos então que fazer 2 vídeos de 10 minutos e fechar a agenda mais cedo, a fim de possibilitar em tempo útil a gravação. A 1ª parte do telejornal terá então 10 minutos e terminará com publicidade e 2ª parte começará com publicidade e terá os 10 minutos finais, terminando sempre com o PONTO FINAL, que é o nosso comentário da semana, pelo que ainda não sabemos se na próxima sexta-feira já faremos com 20 minutos ou ainda com 10 minutos.

Outros pormenores também estão a ser pensados para serem executados, como alteração do genérico do telejornal a fim de não ser visto, como ainda está a ser visto, assim como, acrescentarmos valor à notícia que lemos substituíndo sempre que possível a imagem por vídeo.

Ainda em conformidade e a fim de respondermos por aqui, reproduzimos a seguinte mensagem (também está na caixa de comentários da NR 1749) que recebemos por parte do nosso amigo leitor Francisco Tavares, que disse...

Esta ideia do telejornal ferroviário é boa, mas deveria ser executada em moldes que desse alguma dignidade à coisa. O resultado final desde primeiro episódio é ridículo e desastroso, não abonando a credibilidade que o Sr Luís Moreira quer dar à sua Luisfer.


Na minha opinião, e considere isto uma sincera crítica construtiva, deverá continuar a desenvolver este blog que no geral está muito bom. Sou leitor assíduo deste blog e já o recomendei a amigos que também se interessam pelos temas ferroviários, assim como também sou espectador do canal Luisfer cujos videos são satisfatórios,embora os veja apenas como uma visão pessoal de um cidadão e não como uma publicação isenta e lúcida de informação.

Já agora só mais um conselho, acabe com a rubrica dos percursos para os jogos de futebol. Dá trabalho a fazer e o resultado não é satisfatório. Como deve imaginar, os seus leitores/espectadores em grande maioria são intusiastas dos caminhos de ferro, senão não consultariam o seu blog,logo sabem perfeitamente ler um horário de comboio e metro e não precisam de ajuda. Além disso, mesmo que considerasse essa rubrica um serviço público, este seria péssimo, pois grande parte das soluções são desastrosas. Apesar de todos nós gostarmos de andar de comboio e preferí-lo acima de qualquer transporte sabemos que perfeitamente que muitas vezes é uma alternativa pior que o autocarro ou carro particular.

Cumprimentos

Francisco Tavares

Sobre esta mensagem deste nosso amigo leitor, que mais uma vez agradecemos, desejamos dizer que estamos de acordo com ela na totalidade, afirmando o seguinte:

Quando diz, que desse alguma dignidade à coisa. O resultado final desde primeiro episódio é ridículo e desastroso, não abonando a credibilidade que o Sr Luís Moreira quer dar à sua Luisfer, sim é verdade, mas, lembramos aos leitores que a LUISFER não é uma empresa nem têm as condições e meios duma empresa, pois estamos a fazer este trabalho numa residência particular, onde estamos de maneira provisória, em que temos muitos problemas para fazermos o que estamos a fazer a nível de vídeos, como pouca luz natural, o espaço estar muitas vezes ocupado e não podermos fazer a tempo e horas o que queremos fazer, muito ruído fora de casa, o que obriga a constantes gravações, etc.. Portanto, esperamos melhorar também neste ponto, a fim de no futuro, já não ter este nosso amigo leitor, motivo para fazer este reparo agora tido como correcto e justo.

Sobre a segunda parte da mensagem enviada pelo Senhor Francisco Tavares, que argumenta sobre o nosso trabalho semanal dedicado aos adeptos do futebol, também estamos de acordo com ela, pois também sabemos e percebemos que muitos dos leitores deste blogue estão habituados ao mundo ferroviário, não necessitam desta informação, pois quando pensamos em fazer mais esta oferta, estavamos a pensar noutros leitores que poderiam procurar este tipo de informação aqui neste blogue, visto não a terem, como confere a resposta que recebemos logo no início do campeonato por parte do Sporting CP, que deu os parabéns pela iniciativa e reencaminhou o nosso email para os vários departamentos do clube a fim de ser difundida.

Também estamos de acordo com este nosso amigo, quando refere que os trajectos (correctos e os melhores a nível ferroviário) não são nada convidativos, pois em alguns trajectos que recomendamos obriga a muitos transbordos e a viagens que podem durar "quase" uma jornada inteira, que também admitimos, se alguém fizer, pode não desejar repetir a experiência, a não ser que goste muito (como nós) de usar o meio ferroviário nestas suas deslocações e se sujeite a essa carga de trabalhos. Claro está, também se consegue fazer uma viagem bastante agradável de comboio e metro, mesmo que dure uma tarde inteira, na companhia de amigos e adeptos dum determinado clube, desde que, como é evidente, não obrigue a muitos transbordos a nível da CP, visto que é obrigatório e considerado normal e aceite de bom grado, ter que fazer esse mesmo transbordo quando se passa do comboio para o metro ou vice-versa. Também desejamos informar que a fim de sermos coerentes, iremos como é evidente, continuar a informar até ao fim do campeonato como prometemos na devida altura, não interrompendo agora esse mesmo trabalho.

Por fim, desejamos aproveitar esta News Release, para responder por aqui também ao nosso amigo leitor Serafim Antunes, que nos disse que gostou muito desta 1 ª edição do nosso telejornal e que este devia ser diário. Sobre isso, desejamos dizer, que pensamos por agora, que uma edição semanal é suficiente, pois resume o que de mais importante aconteceu na respectiva semana e com alguma projecção para a semana seguinte. Realmente, em alguns dias, caso fosse diário, haveria dificuldades e teria que se encurtar a duração do telejornal por falta de informação, pois o mundo ferroviário é rico em muitos detalhes, mas não produz no momento, informação relevante e digna de um telejornal, que o possa fazer diário. Para já, o nosso projecto é semanal e será mantido na LUISFERTV no YouTube, mas como já referimos na News Release 1749, o canal próprio para difundir o mesmo telejornal, será no canal da LUISFERTV na Livestream, que já criamos faz alguns meses, mas que ainda não pode emitir, por ainda não reunirmos as condições para fazermos um trabalho como desejamos e queremos fazer.


Luís Moreira


2 comentários:

  1. O senhor Francisco Tavares tem razão em quase tudo: o telejornal ferroviário é uma chachada mas não o vejo a fazer melhor nem a tentar, assim é de louvar estar louvável iniciativa do doutor Luisfer. Também quero comentar positivamente o seguinte: os videos do Futebol são bastante inúteis apesar de cómicos, mas é pena que o doutor Luisfer transmita a ideia de que os adeptos do Futebol são todos parvos ou lá o que é e vamos todos agora gastar dias inteiros para fazer 100 KM.
    Gostava de ver este comentário publicado como sinal da sua maturidade o que eu começo a desconfiar, sinceramente.

    ResponderEliminar
  2. Caro Amigo Carlos Pintas,

    Agradecemos a sua mensagem. Sobre o Telejornal Ferroviário, já dissemos o que iremos fazer, ou seja, tentar melhorar com as poucas condições que temos, para agradar a todos, com a maior dignidade possível. Sobre publicar ou não a sua mensagem, apenas dizemos que este blogue no início aceitava comentários livremente, depois barramos essa possibilidade pois havia comentários ofensivos contra a LUISFER e contra outras pessoas e instituições, até que depois de vários anos de proibição, voltamos em 2009 a possibilitar que se possam fazer comentários, que são aprovados ou não por nós. A maior parte deles são aprovados, sejam eles simpáticos ou não, seja em relação a nós ou a outrém. Alguns (poucos) comentários, não foram aprovados, porque ofensivos e por isso procedemos em conformidade. A finalizar, gostariamos de dizer porque a propósito que o autor e editor deste blogue, Luís Moreira, não foi, não é (como nos trata na sua mensagem) NEM NUNCA QUERERÁ SER Doutor ou Engenheiro, porque se o fossemos, talvez soubessemos menos do que aquilo que sabemos.

    Atentamente,

    LUISFER Estudos e Realizações Feroviárias
    Luís Moreira

    ResponderEliminar

Edite a sua mensagem, de forma moderada e não utilize linguagem imprópria ou ofensiva, porque se utilizada e dirigida a pessoas ou instituições, será logo que detectada, imediatamente apagada e não são aceites comentários de pessoas anónimas. Não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada.