25 maio 2010

News Release 2119 : Museu ferroviário do Entroncamento vai recuperar material circulante histórico


Faro [Portugal], 25.05.2010, Semana 22, terça-feira, 22:58

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia dos media na internet, com informação ferroviária relevante.

Fonte: O Ribatejo
Autor: João Nuno Pepino
Data: Hoje

A Fundação Museu Nacional Ferroviário (FMNF) do Entroncamento vai desenvolver durante 2010 e 2011 um plano de recuperação de material circulante histórico, com o objectivo de o integrar este espólio na exposição permanente do museu, após a sua recuperação.

Este plano, que prevê a recuperação de 10 peças de grande valor histórico, vai ser executado nas oficinas da EMEF de Contumil e do Entroncamento, e na oficina de restauro do próprio museu, onde será recuperado Vagão J1, o único que resta de uma série construída em 1875 nas Oficinas Gerais de Lisboa, e que será integrado na composição do Comboio Real, na altura em que regressar à cidade ferroviária.

Segundo informações da FNMF, vão ser restauradas a automotora Fiat da série 0500, que pertencia ao comboio Foguete (entrou ao serviço em 1953 na Linha do Norte e passou depois para a Linha da Beira Baixa), o locotractor Drewry 1002, e três locomotivas, a Diesel English Electric 1805, e as Eléctricas 2501 e 2551.



O plano contempla ainda a recuperação de quatro carruagens do Comboio Presidencial, considerado um tesouro nacional.

São elas o Salão Restaurante Syr2, construído em 1890, o Salão dos Ministros Syr4, também de 1890, o Salão do Chefe de Estado, datado de 1930, e o Furgão Dyf408, construído em 1930, de fabrico alemão.

O restauro do Salão dos Jornalistas Sy3 vai ser integrado no programa “SOS Junte-se a Nós”, que a fundação vai lançar no seu website a partir do próximo dia 21 de Junho.

Créditos: Pela foto, agradecimento ao Jornal O Ribatejo.


Paulo Almeida



Sem comentários:

Enviar um comentário

Edite a sua mensagem, de forma moderada e não utilize linguagem imprópria ou ofensiva, porque se utilizada e dirigida a pessoas ou instituições, será logo que detectada, imediatamente apagada e não são aceites comentários de pessoas anónimas. Não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada.