19 outubro 2009

News Release 1089 : 2501 foi vedeta no Museu do Entroncamento


Faro [Portugal], 19.10.2009, Semana 43, Segunda-feira, 00.05 - A FMNF-AGM (Museu Ferroviário do Entroncamento) realizou no sábado passado, um evento ligado à mítica locomotiva eléctrica 2501, que como todos sabem, foi abatida recentemente ao serviço activo no parque de material circulante da CP.

Afecta que está agora à FMNF-AGM, quis a mesma fundação, realizar no programa anunciado, uma viagem de ida e volta, com a mesma locomotiva entre o Entroncamento e a estação da Barquinha na Linha da Beira Baixa. Além disso, proporcionou-se a quem quis, fazer uma visita ao interior da locomotiva em plena praça da rotunda do museu, possibilidade essa, só possível em situações muito especiais.


Fazendo um pouco de história, a 2501 foi a primeira de 15 locomotivas eléctricas de linha, da série 2500 (2501 a 2515), que equiparam a CP em matéria de tensão monofásica 25Kv 50Hz ac. Construída pelos vários construtores que em consórcio fizeram a Groupement 50 Hz, chegou a Portugal em 1956 e cumpriu mais de 50 anos de serviço activo no nosso país. Agora, tem o merecido descanso no Museu do Entroncamento.

Créditos: Pela reprodução do cartaz, agradecimento à FMNF-AGM.

Luís Moreira


Sem comentários:

Enviar um comentário

Edite a sua mensagem, de forma moderada e não utilize linguagem imprópria ou ofensiva, porque se utilizada e dirigida a pessoas ou instituições, será logo que detectada, imediatamente apagada e não são aceites comentários de pessoas anónimas. Não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada.