02 maio 2010

News Release 1964 : Refer estuda alternativa para torres da ponte S. João


Faro [Portugal], 02.05.2010, Semana 18, domingo, 12:18

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do site Jornal de Notícias, publicada ontem na sua página electrónica na internet, com informação ferroviária relevante.

A Refer admite que a requalificação das encostas do Douro, entre o Largo de D. Luís I e o Cais de Quebrantões, "poderá ser uma boa oportunidade " para valorizar o edifício que serviu de local de trabalho do engenheiro Edgar Cardoso durante a construção da ponte S. João.

O vice-presidente da Câmara de Gaia, Marco António Costa, referiu, ao JN, "a existência de vários projectos para o laboratório da Refer, mas que infelizmente não têm saído do papel". "Com a requalificação da zona ribeirinha de Gaia, só espero que finalmente seja encontrada uma solução para as duas torres", acrescentou o Autarca.

Questionado pelo JN sobre a possibilidade de alguma proposta para o espaço arrancar em breve, o Gabinete de Comunicação da Refer sublinhou, por escrito, que este "é um tema que tem vindo a ser analisado pela empresa com o Município", acrescentando que "a requalificação das encostas do Douro poderá ser uma boa oportunidade para uma melhor valorização do espaço".

Da mesma forma, o documento refere que "a Invesfer, empresa participada da Refer que se dedica à valorização do património ferroviário desactivado, tem vindo, neste contexto, a estudar alternativas para o espaço".

Ainda assim, a Refer lembra que "o espaço tem encargos de manutenção e conservação, que serão tidos em conta quando for definido o projecto". Em 2008, Eduardo Vítor Rodrigues, então presidente da Junta de Oliveira do Douro, garantiu, ao JN, que "as obras necessárias no laboratório para uso administrativo rondariam os 300 mil euros".


Paulo Almeida



Sem comentários:

Enviar um comentário

Edite a sua mensagem, de forma moderada e não utilize linguagem imprópria ou ofensiva, porque se utilizada e dirigida a pessoas ou instituições, será logo que detectada, imediatamente apagada e não são aceites comentários de pessoas anónimas. Não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada.