02 maio 2010

News Release 1967 : Actual projecto do TGV é um erro, diz antigo presidente da RAVE


Faro [Portugal], 02.05.2010, Semana 18, domingo, 12:25

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do site da TVI24, publicada no passado dia 28 de Abril na sua página electrónica na internet, com informação ferroviária relevante.

Antigo presidente da RAVE (Rede de Alta Velocidade) não percebe porque é que a ligação Lisboa-Porto é apenas para passageiros e porque é que a ligação de Sines e do Poceirão à rede do TGV é em bitola ibérica.

A vantagem do TGV está na linha ferroviária e não nas carruagens, já que vai permitir a transformação da nossa bitola ibérica na bitola europeia. Esta foi uma das principais conclusões a retirar da audição de Manuel Moura, primeiro presidente da RAV (Rede de Alta Velocidade), ouvido ontem na Comissão de Obras Públicas, Transportes e Comunicações.

O especialista em transportes escolhido por António Guterres e Jorge Coelho para lançar o TGV em Portugal disse aos deputados que o projecto actual, que prevê que a linha Lisboa-Porto contemple apenas passageiros, está errado e que Portugal vai deitar 250 milhões de euros à rua.

Para além do erro da exploração apenas de passageiros na principal linha ferroviária do país, também há problemas na ligação Lisboa-Madrid. Ao lado da linha projectada pelo Governo, em bitola europeia, o concessionário vai construir outra, em bitola ibérica e apenas para mercadorias, que liga Évora ao Caia.

«É um erro histórico, gravíssimo e que vai custar muito dinheiro hoje e às gerações vindouras», alertou Manuel Moura.

A solução, disse o antigo presidente da RAV, passaria por construir logo em bitola europeia que ligasse o Poceirão e Sines à rede do TGV.

«Não vamos estar a gastar 260 milhões para amanhã mudarmos os parafusos e ter uma bitola em standard», explicou Manuel Moura, acrescentando que «Estamos a deitar dinheiro fora. Não é necessário. Isto é de quem nunca operou um comboio. Isto é de quem nunca operou um navio».

Os deputados vão agora ouvir o actual presidente da empresa, Luís Pardal.


Paulo Almeida



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