09 maio 2010

News Release 2023 : Utentes contra falta de alternativa ao Intercidades de Évora até Lisboa


Faro [Portugal], 09.05.2010, Semana 19, domingo, 23:20

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia dos media, com informação ferroviária relevante.

Fonte: Diário de Notícias
Autor: Luís Maneta
Data: Hoje

Refer vai encerrar ligação entre Vendas Novas e Casa Branca amanhã.

Quando Álvaro Serras decidiu "mudar de vida", trocando o stress lisboeta pela pacatez alentejana, estava longe de imaginar que o regresso à capital ocorreria tão depressa. O problema é que a Refer anunciou a "suspensão da exploração ferroviária entre Vendas Novas e Casa Branca" a partir de amanhã e os transportes alternativos, através de autocarro, colocados à disposição dos utentes pela CP não obedecem aos mesmos horários nem seguem o mesmo trajecto.

"Não me resta alternativa se não voltar para Lisboa", diz Álvaro Serras. "O autocarro sai de Évora às 06.40, vai chegar à Estação do Oriente às 08.20 e eu trabalho em Sete Rios. Não é possível cumprir o horário de trabalho." Actualmente, o Intercidades chega à Estação do Oriente às 08.35. Mas, antes, já teve paragens em Pragal, Sete Rios e Entrecampos.

"Os horários não são compatíveis. Antes de começar a utilizar o comboio estafei dois carros com 300 mil quilómetros entre Évora e Lisboa. Agora vou ter de voltar ao mesmo", lamenta Paulo Santos, outro utilizador regular da Linha do Alentejo. José Luís Pereira, da Comissão de Utentes, fala também do caso de pessoas que trabalham no Pragal e "deixam de ter alternativa" em termos de transporte público. "Sentimos que estamos a ser tratados como cidadãos de terceira", apontam.

Segundo José Luís Pereira, "não passaria pela cabeça de ninguém encerrar a Linha do Norte". Pelo que, neste caso, "como sucedeu noutras situações idênticas, defendemos que deveria ser compatibilizada a realização das obras com a passagem pelo menos de dois comboios, um de manhã e outro à noite, para responder às necessidades de quem trabalha em Lisboa". "Nem sequer é um tráfego muito significativo."



Outra alternativa defendida pelos utentes, e subscrita pelas autarquias de Évora e de Vendas Novas, seria a criação de uma alternativa conjugando a utilização de autocarros e comboios, uma vez que as obras apenas irão abranger o troço de 37,4 quilómetros entre Évora e Bombel (a cerca de cinco quilómetros de Vendas Novas). Para a Comissão de Utentes, apenas seria necessário o recurso a autocarro entre Évora e Bombel, onde "nada impede a manutenção das ligações ferroviárias a Lisboa, dentro dos horários existentes".

"Não estamos contra as obras, mas não percebemos porque é que não foi encontrada a solução alternativa de transbordo em Bombel, que satisfazia os utentes", diz o vice-presidente da Câmara de Vendas Novas, António Serralha. Também Manuel Melgão, vereador na Câmara de Évora, considera que teria sido possível chegar a um "entendimento", confessando desconhecer os motivos porque não foram realizadas antes de o Intercidades ter entrado em funcionamento. A interrupção da circulação ferroviária na Linha do Alentejo está prevista começar às 00.00 de amanhã.

Créditos: Pela foto, agradecimento ao DN.


Paulo Almeida



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