09 maio 2010

News Release 2015 : TGV: "Há um conjunto de vantagens para fazer já" o eixo Lisboa/Porto


Faro [Portugal], 09.05.2010, Semana 19, domingo, 21:06

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia dos media, com informação ferroviária relevante.

Fonte: SIC
Autor: Redacção/Lusa
Data: Anteontem

O administrador da Rede Ferroviária de Alta Velocidade (RAVE) Carlos Fernandes defendeu hoje, em Coimbra, que "há um conjunto de vantagens" para avançar já com o eixo Lisboa-Porto do projeto.

Contra tudo e contra todos, o governo avança para uma das grandes obras "Há um conjunto de vantagens para fazer já o eixo Lisboa-Porto. Face à situação económica do país será importante e uma oportunidade de desenvolver o projeto num espaço relativamente curto", sustentou.

O administrador da RAVE intervinha na sessão de apresentação dos estudos urbanísticos do plano de urbanização da zona envolvente da nova Estação Central de Coimbra, para as redes de alta velocidade e convencional, cujo programa preliminar será incluído no concurso para a ligação Lisboa-Coimbra.

"Há vantagens de não adiar muito o investimento", salientou Carlos Fernandes na sessão que decorreu hoje no salão nobre da Câmara Municipal de Coimbra.

Disponíveis 1.500 milhões de euros de fundos

O administrador da RAVE vincou que se encontram disponíveis 1.500 milhões de euros de fundos comunitários para o projeto de alta velocidade e projetos complementares e destacou igualmente o seu potencial de participação na indústria nacional, estimado entre os 80 e os 85 por cento, e a previsão de criação de 100 mil empregos durante a fase de construção.

"As condições do mercado permitiram avultadas poupanças nos custos de construção e de manutenção por via da situação dos mercados financeiros e do setor da construção", disse ainda Carlos Fernandes.

"Centralidade"

Reportando-se ao impacto em Coimbra, o administrador da RAVE salientou que o projeto lhe "dá uma nova centralidade", destacando a sua capacidade de atração de novas empresas, "a enorme oportunidade para a Universidade" em termos de recrutamento de professores e alunos e o potencial para a realização de grandes eventos.

Na sessão, em que foi assinado também o protocolo de colaboração para o projeto de construção da nova estação, foram ainda oradores o presidente da RAVE e da REFER, Luís Filipe Pardal, o presidente da Câmara de Coimbra, Carlos Encarnação, e António Laranjo, da RAVE. O arquiteto Joan Busquets apresentou os estudos urbanísticos.


Paulo Almeida



Sem comentários:

Enviar um comentário

Edite a sua mensagem, de forma moderada e não utilize linguagem imprópria ou ofensiva, porque se utilizada e dirigida a pessoas ou instituições, será logo que detectada, imediatamente apagada e não são aceites comentários de pessoas anónimas. Não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada.