08 maio 2010

News Release 2014 : Mendonça acende luz verde para o TGV


Faro [Portugal], 08.05.2010, Semana 19, sábado, 23:18

O Ministro António Mendonça, assinou hoje em nome do Governo português, no São Mamede ao Caldas, em Lisboa, numa cerimónia triste, sem foguetes, porque até isso não soubemos deitar, o contrato definitivo de construção do TGV em Portugal..



Como se sabe, tratou-se apenas de um processo administrativo, visto que já estava assegurado o consórcio vencedor (Elos) e que o Governo não iria ceder na suspensão deste importante projecto e era preciso começar a montar os estaleiros de obra.

Sobre esta matéria, sabem já os nossos leitores a nossa opinião. Tudo está tão mal feito, tão mal arrematado, que só poderia ter a nossa marca, pois somos (os portugueses) conhecidos por fazermos muitas coisas mal feitas, em cima do joelho e mal amanhadas, e pior, quando nos dizem que estamos errados, continuamos a fazer asneira e a pagar esses erros de duas formas.

Sempre fomos a favor da construção do TGV em Portugal (fomos os primeiros a pensar nisso, em 1981, quando nenhum destes "especialistas" e técnicos de meia tigela falava disso), mas por culpa do PS e em menor escala, do PSD-CDS que também foram governo e decidiram/não decidiram, projectamos mal o TGV no nosso país e desvirtuamos o conceito (criação da RAVE, por parte dessa nódoa chamado Engº Guterres) e quando poderiamos começar a fazer e havia dinheiro, andamos anos, anos, anos, anos, anos, anos a dizer asneiras e a inventar a roda, e agora que queremos fazer, não há dinheiro, enfim, só mesmo em terra lusa isto pode acontecer. Enfim, na vez de se fazer e pensar em Lisboa - Caia - Madrid, vai-se fazer Poceirão - Caia, o resto vamos ver como vai ser! Enfim! Outro, grande especialista (Prof. Universidade Lisboa), inventa a pólvora seca, dizendo que o Pinhal Novo pode ser o terminal do TGV para quem vem de Madrid e quer chegar a Lisboa. Enfim, como eu percebo este desenrolar de afirmações e teses completamente absurdas, e como eu percebo que eles não percebem que a rede do TGV, na zona de Lisboa e Porto, nunca podem ter descontinuidade e tanto que mais poderiam saber e aprender, mas desprezaram a pedra angular, porque julgada sem crédito. Como estão enganados.

Nós que sempre fomos a favor do TGV, perante esta triste cena de festa sem foguetes, a que nos prestamos, quase que gostariamos de dizer, já que estamos tão atrasados, que se lixe, atrasamo-nos mais um bocado mas era preferível parar agora (não se fazer), para corrigir todos os erros que por nossa culpa (leia-se Estado Português na forma de governo PS ou PSD-CDS) teimamos até agora em fazer, e então, depois de termos corrigido o que está mal, avançar dentro de 1 ou 2 anos, talvez a situação financeira esteja melhor, para mal da nossa fraca visão, sim, porque para isto é preciso ser-se visionário e inteligente e quem decidiu o TGV tal e qual como ele está pensado para o nosso país, foi tudo, menos isso.


Luís Moreira


Sem comentários:

Enviar um comentário

Edite a sua mensagem, de forma moderada e não utilize linguagem imprópria ou ofensiva, porque se utilizada e dirigida a pessoas ou instituições, será logo que detectada, imediatamente apagada e não são aceites comentários de pessoas anónimas. Não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada.