
Faro [Portugal], 05.04.2010, Semana 15, segunda-feira, 17:39
Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do Jornal de Notícias, publicada ontem na sua página electrónica na internet, com informação ferroviária relevante e da autoria do jornalista Luís Almeida.
A população de Vila Praia de Âncora "sente-se liberta", assim se exprimia ontem de manhã, sábado, um morador, contemplando a abertura que de novo surgiu no gradeamento colocado na passagem de nível junto da Travessa do Teatro, permitindo aos peões a travessia.
Desde o passado Verão que a Refer tinha voltado a recolocar o gradeamento que a população repetidamente vinha retirando, num jogo do "gato e do rato" que se prolonga há vários anos, sem solução consensual.
Comerciantes e moradores da parte sul da vila rejeitam a eliminação desta travessia pedonal que a Refer insiste em anular, baseada num protocolo celebrado com a câmara nos anos oitenta.
Embora evitando identificar-se, todos os que ontem se concentravam no local ou aproveitavam para cruzar a linha férrea, consideravam muito negativo para o comércio e população a sua supressão, dando como exemplo a existência de um parque de estacionamento, no Parque Ramos Pereira "às moscas, porque as pessoas não estacionam aqui, preferindo procurar outros pontos mais próximos do comércio".
Melhor para o negócio
Houve quem considerasse um "verdadeiro folar de Páscoa" a reabertura da passagem, dado que o negócio vinha sendo prejudicado com o encerramento, tanto junto à avenida Ramos Pereira, como na rua 31 de Janeiro e praça da República.
"Arranjem uma solução para que a passagem se mantenha", era a expressão mais ouvida.
Entretanto, a câmara continua a estudar várias alternativas, que poderá passar pela criação de uma passagem inferior (ou superior, como muitos moradores defendem), quer abrindo outra, mais a sul.
Mas para que a grade não volte a ser reposta rapidamente (em Maio do ano passado foi recolocada numa semana e retirada oito dias depois), quem fez o "trabalho", levou a grade consigo.

Paulo Almeida


Sem comentários:
Enviar um comentário
Edite a sua mensagem, de forma moderada e não utilize linguagem imprópria ou ofensiva, porque se utilizada e dirigida a pessoas ou instituições, será logo que detectada, imediatamente apagada e não são aceites comentários de pessoas anónimas. Não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada.