22 abril 2010

News Release 1921 : Utentes do Intercidades "de luto" devido à suspensão temporária da circulação


Faro [Portugal], 22.04.2010, Semana 17, quinta-feira, 12:11

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia da rádio Diana FM, publicada no passado dia 19 na sua página electrónica na internet, com informação ferroviária relevante.

Os utilizadores diários do Intercidades da linha ferroviária do Alentejo vão envergar, a partir de segunda feira e durante uma semana, uma t-shirt preta como forma de protesto contra a suspensão temporária da circulação de comboios na zona.

A circulação ferroviária na Linha do Alentejo, Vendas Novas e Évora, no troço Bombel e Vidigal a Évora, vai ser suspensa a partir do próximo mês de maio, com a duração de um ano, devido à segunda fase das obras de modernização da estrutura, anunciou a Refer no final do ano passado.
A obra prevê a eletrificação do troço Bombel e Vidigal a Évora, renovação das vias, beneficiação de estações e construção de passagens desniveladas, num investimento de 48,4 milhões de euros.
O porta-voz do Comissão de Utentes dos Comboios Intercidades da Linha do Alentejo, João Fialho, explicou hoje que os passageiros do serviço diário vão vestir uma t-shirt preta com o logótipo da CP e a mensagem "Próxima paragem: estragar a sua vida".

Com o protesto, a comissão "pretende evitar o encerramento temporário da linha do Alentejo, porque afeta muita gente e não há, por parte da CP, aquilo que se possa chamar um transporte alternativo", afirmou o responsável.

"Os transportes alternativos não cumprem os mesmos horários que o comboio", garantiu João Fialho, explicando que "o autocarro chega à Gare do Oriente por volta das 10:00 da manhã, enquanto que o comboio chega à Estação de Sete Rios às 08:20".

O porta-voz da comissão de utentes lamentou ainda a ausência de informação por parte da CP e da Refer, que ainda não divulgaram "uma informação realista sobre a duração e intenção das obras".
Por outro lado, João Fialho defendeu que "as obras podiam ser feitas sem a interrupção da circulação", dando como exemplo a linha ferroviária do Norte e da Beira Baixa, "onde foram feitas obras sem que a linha tivesse sido interrompida".

"O tráfego na linha do Alentejo é de cinco comboios diários. Não é assim tão intenso quanto isso", considerou.

Lembrando que a Linha do Alentejo foi reaberta há cerca de três anos, depois de obras de beneficiação, João Fialho adiantou que a comissão de utentes daquela linha lançou também uma petição na Internet, que pretende reunir 4 000 assinaturas, para ser entregue na Assembleia da República.

"A Assembleia da República é o único órgão que, se tomar uma decisão favorável às nossas pretensões, consegue revogar a decisão da Refer", explicou, revelando que a petição, no endereço www.petitiononline.com/flexi001/petition.html, já reúne mais de 1 500 assinaturas.


Paulo Almeida



Sem comentários:

Enviar um comentário

Edite a sua mensagem, de forma moderada e não utilize linguagem imprópria ou ofensiva, porque se utilizada e dirigida a pessoas ou instituições, será logo que detectada, imediatamente apagada e não são aceites comentários de pessoas anónimas. Não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada.