22 abril 2010

News Release 1932 : Alta Velocidade espanhola celebra 18º aniversário


Faro [Portugal], 22.04.2010, Semana 17, quinta-feira, 21:43

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia da Transportes em Revista, publicada ontem na sua página electrónica na internet, com informação ferroviária relevante.

A 21 de Abril de 1992 foi inaugurada a primeira linha de Alta velocidade ferroviária em Espanha, entre Madrid e Sevilha. Passados 18 anos, “nuestros hermanos” já possuem uma rede com mais de 1500 quilómetros, ligando algumas das principais cidades do país. Até final deste ano, serão mais de 2600 quilómetros de linhas de alta velocidade em operação comercial.



Em quase duas décadas, o AVE transportou cerca de 200 milhões de passageiros, apesar da segunda linha só ter entrado em operação em 2005, entre Toledo e Madrid. Actualmente, a rede espanhola é a maior da Europa, tendo suplantado a francesa. O projecto de alta velocidade espanhol é ambicioso e prevê que, até 2015, seja feita a ligação com Portugal e que todas as regiões espanholas estejam ligadas por linhas de alta velocidade.

Créditos: Pela foto, agradecimento à RENFE.


Paulo Almeida



Sem comentários:

Enviar um comentário

Edite a sua mensagem, de forma moderada e não utilize linguagem imprópria ou ofensiva, porque se utilizada e dirigida a pessoas ou instituições, será logo que detectada, imediatamente apagada e não são aceites comentários de pessoas anónimas. Não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada.