22 abril 2010

News Release 1927 : Governo obriga Refer a cortar investimentos na rede ferroviária


Faro [Portugal], 22.04.2010, Semana 17, quinta-feira, 13:40

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do Diário Económico, publicada hoje na sua página electrónica na internet, com informação ferroviária relevante e da autoria de Nuno Miguel Silva e Miguel Costa Nunes.

A Refer foi obrigada a rever em baixa o plano de investimentos de médio-prazo para a rede de caminhos-de-ferro convencional. Os cortes nos planos de investimentos propostos pela empresa presidida por Luís Pardal já foram exigidos pelo anterior Governo, mas o actual ministro das Obras Públicas, António Mendonça, voltou a impor restrições orçamentais aos projectos de investimento da Refer para os próximos anos - isto na vertente que não está directamente relacionada com a alta velocidade.

Em declarações ao Diário Económico, António Mendonça revela que o referido plano de investimentos da Refer para a rede ferroviária convencional está a ser "reavaliado", mas não adianta pormenores sobre onde incidirão os cortes. O Diário Económico apurou junto da administração da Refer que se está a fazer um ‘downsizing' (redução) dos planos iniciais de investimento propostos nos últimos meses às tutelas das Obras Públicas e das Finanças.




O aperto financeiro das contas públicas, agravado pela crise global que se arrasta desde Agosto de 2008, é o principal argumento do Governo de José Sócrates para reduzir os investimentos sugeridos pela gestão de Luís Pardal.

O afinar da nova versão do plano de investimentos da Refer já está a ser trabalhado há mais de um mês e, caso receba luz verde das tutelas, deverá ser integrado no Plano Estratégico de Transportes (PET). E quando for apresentada versão final desse documento transversal, ele será divulgado. António Mendonça acredita que a apresentação pública do PET deverá ocorrer "brevemente" e o plano de investimentos da Refer na rede convencional é uma peça fundamental para este documento, estando a condicionar o seu prazo de apresentação.



Paulo Almeida



Sem comentários:

Enviar um comentário

Edite a sua mensagem, de forma moderada e não utilize linguagem imprópria ou ofensiva, porque se utilizada e dirigida a pessoas ou instituições, será logo que detectada, imediatamente apagada e não são aceites comentários de pessoas anónimas. Não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada.