22 abril 2010

News Release 1923 : PCP contesta privatização do serviço de comboios suburbanos


Faro [Portugal], 22.04.2010, Semana 17, quinta-feira, 12:50

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do jornal Tâmega Online, publicada ontem na sua página electrónica na internet, com informação ferroviária relevante.

O PCP contestou uma eventual privatização do serviço ferroviário nas linhas suburbanas do Porto, admitido no Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC), que o Governo português apresentou a Bruxelas. Em causa estão as ligações ferroviárias do Porto a Aveiro, Braga, Caíde/Marco de Canaveses e Guimarães, além da linha de Leixões.

"As linhas suburbanas do Porto correspondem a uma das partes mais rentáveis da empresa CP, ou seja, aliam o cumprimento de uma importante função social a bons resultados financeiros", sublinha um proposta do PCP a apresentar hoje, à noite, na Assembleia Metropolitana do Porto. Também no âmbito dos transportes, o PCP propõe à Assembleia Metropolitana que aprove uma moção exigindo ao Governo "o reforço significativo das indemnizações compensatórias à STCP", Sociedade de Transportes Coletivos do Porto.

Trata-se da maior transportadora do Grande Porto, com mais de 80 linhas de autocarros e elétricos, que em 2008 serviu 108 milhões de passageiros. A STCP está, há anos, "em situação de falência técnica" e "a principal razão desta situação deficitária relaciona-se com a insuficiência do valor das indemnizações compensatórias por parte da Administração Central", sublinhou à Lusa o dirigente do PCP Belmiro Magalhães.



Paulo Almeida



Sem comentários:

Enviar um comentário

Edite a sua mensagem, de forma moderada e não utilize linguagem imprópria ou ofensiva, porque se utilizada e dirigida a pessoas ou instituições, será logo que detectada, imediatamente apagada e não são aceites comentários de pessoas anónimas. Não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada.