
Faro [Portugal], 12.04.2010, Semana 16, segunda-feira, 13:41
Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do portal Entroncamento Online, publicada ontem na sua página electrónica na internet, com informação ferroviária relevante.
Realizou-se dia 10 de Abril, na biblioteca municipal de Torres Novas o Encontro Nacional PS – REFER.
Neste evento discutiu-se o futuro da ferrovia em Portugal, abordando questões como o regime de reforma dos trabalhadores, as perspectivas para a rede convencional ou o projecto de alta velocidade (TGV).
No decorrer do evento, durante a sua intervenção, o Presidente da Concelhia do PS Entroncamento, Mário Balsa, afirmou que não é possível haver um pensamento estratégico e sustentável para a ferrovia sem que todos os parceiros com responsabilidades no sector trabalhem de forma concertada e articulada.
“Estamos numa época em que o país tenta sair de uma crise que nos afecta a todos e em que a sustentabilidade adquire uma grande importância na nossa economia.
Tanto Portugal como o Entroncamento precisam de se voltar para a ferrovia se querem crescer de forma sustentada. Desta forma não é possível a Câmara Municipal do Entroncamento continuar a trabalhar de forma isolada, sem ouvir e sem se fazer ouvir junto dos seus parceiros naturais.
Este afastamento da autarquia relativamente à REFER e ao Governo só se traduz no enfraquecimento do município enquanto cidade ferroviária.
Se é à REFER que compete fazer a gestão da rede ferroviária nacional é ao executivo camarário que compete fazer diligências e promover consensos por forma a que o Entroncamento volte a captar serviços relacionados com a ferrovia e aumente a oferta de empregos do município”.

Paulo Almeida


Sem comentários:
Enviar um comentário
Edite a sua mensagem, de forma moderada e não utilize linguagem imprópria ou ofensiva, porque se utilizada e dirigida a pessoas ou instituições, será logo que detectada, imediatamente apagada e não são aceites comentários de pessoas anónimas. Não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada.