
Faro [Portugal], 12.04.2010, Semana 16, segunda-feira, 18:20
Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do jornal I, publicada no passado dia 8 na sua página electrónica na internet, com informação ferroviária relevante.
O Governo aprovou hoje uma resolução que prorroga por um ano as medidas preventivas destinadas à salvaguarda da construção da linha de alta velocidade ferroviária Lisboa-Porto e reduz as áreas sujeitas a estas medidas.
A resolução aprovada em Conselho de Ministros "vem reduzir as áreas sujeitas a medidas preventivas nos troços Lisboa-Vila Franca de Xira e Oliveira do Bairro-Porto da ligação ferroviária de alta velocidade entre Lisboa e o Porto, à luz do resultado dos respetivos procedimentos de Avaliação de Impacte Ambiental, e prorroga por um ano o respectivo prazo de vigência".
Segundo o comunicado do Conselho de Ministros, "as medidas preventivas visam acautelar a execução do projeto e evitar a sua oneração, na sequência de atos, actividades ou alterações do uso do território que possam ser prejudiciais a este objetivo e ao interesse público".
O Governo anunciou em março o adiamento, por dois anos, da construção da linha de alta velocidade Lisboa-Porto, no âmbito do Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC).
Na sequência desta decisão, a linha Lisboa-Porto, que representa um investimento de 3,8 mil milhões de euros, deverá estar concluída em 2017.

Paulo Almeida


Sem comentários:
Enviar um comentário
Edite a sua mensagem, de forma moderada e não utilize linguagem imprópria ou ofensiva, porque se utilizada e dirigida a pessoas ou instituições, será logo que detectada, imediatamente apagada e não são aceites comentários de pessoas anónimas. Não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada.