12 abril 2010

News Release 1859 : Obras na Linha do Corgo continuam paradas


Faro [Portugal], 12.04.2010, Semana 16, segunda-feira, 17:28

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do jornal Notícias de Vila Real, publicada no passado dia 6 na sua página electrónica na internet, com informação ferroviária relevante.

A Linha Ferroviária do Corgo, que liga Peso da Régua a Vila Real, encerrou em Março de 2009, por questões de segurança, para não mais abrir. A visita a Vila Real da então secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, em Julho do ano passado, para dar início às obras de “levantamento da via e reperfilamento da plataforma”, a primeira fase de remodelação da linha do Corgo, fazia prever que este assunto estaria, por fim, resolvido. Contudo, no fim desta intervenção inicial, orçada em 4,4 milhões de euros, as obras nesta via-férrea centenária cessaram, fincando por cumprir o prazo de conclusão da reparação dos 26 quilómetros da linha, agendado para o final deste ano. O investimento de 23,5 milhões de euros não foi aplicado na sua totalidade e muita obra ficou por acabar.


Entretanto, a circulação no troço da linha do Douro entre o Tua e o Pocinho foi retomada na passada quinta-feira, após mais de três meses suspensa devido a um desabamento de pedras. Segundo a REFER, empresa proprietária desta infra-estrutura, “as condições de segurança forma repostas, e o serviço de passageiros será reiniciado com o horário que estava em vigor antes da suspensão da circulação”.

A linha do Douro é a única activa na região, após o recente encerramento das linhas do Corgo e Tâmega em 2009 e da linha do Tua em 2008, na sequência de vários acidentes registados nesse ano.


Créditos: Pela foto, agradecimento ao NVR.


Paulo Almeida



Sem comentários:

Enviar um comentário

Edite a sua mensagem, de forma moderada e não utilize linguagem imprópria ou ofensiva, porque se utilizada e dirigida a pessoas ou instituições, será logo que detectada, imediatamente apagada e não são aceites comentários de pessoas anónimas. Não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada.