12 abril 2010

News Release 1860 : Comboios CP para o Papa Bento XVI


Faro [Portugal], 12.04.2010, Semana 16, segunda-feira, 18:00

Segundo conseguimos apurar, muitas pessoas pensam ir às missas que o Papa Bento XVI irá fazer em Portugal, de comboio, pelo que, a CP será chamada a responder a este pedido da clientela, ocasional bem sabemos mas que, gera em determinados dias sempre bons comboios e uma receita considerável, como a provar, temos o caso do Santuário de Lourdes em França, que bem conhecemos, pois fica a 2 kms da Gare de Lourdes da SNCF e que se faz a pé em poucos minutos. São centenas de comboios de peregrinos que em cada ano, demandam aquela estação francesa da linha Dax - Toulouse, com proveitos fantásticos para a SNCF. São comboios com origem na Itália (muitos deles), Alemanha, Benelux, de toda a França, Suiça e de países do leste europeu, que em comboios com 14/16 ou 18 carruagens atravessam a Europa (sem transbordo) para visitar o Santuário de Lourdes, que a par do de Fátima, recebem mais de 6 milhões de peregrinos por ano e são os dois mais importantes do culto mariano católico em todo o mundo.

Em relação ao nosso país e a visita de SS o Papa Bento XVI, temos cerimónias religiosas presididas pelo sucessor do Apóstolo Pedro, Lisboa, Fátima e Porto.

Para Lisboa estão pensados comboios especiais de peregrinos provenientes do Algarve, do Alentejo, da Beira Baixa e da Região Oeste.

Para Fátima (e o grave problema de acesso ferroviário - que o TGV poderá anular no futuro-) serão comboios do eixo Lisboa-Porto.

Para o Porto, pensa-se também em comboios especiais vindos do Minho, Linha do Douro e Beira Litoral.



Agora, o problema que se coloca, e não pode ser desvalorizada a importância deste transporte, de quem o procura, da sua sasonalidade, dos critérios de servir todo o tipo de cliente, sim, o prolema que se coloca é onde a CP vai buscar material circulante rebocado e motorizado (em parte) em quantidade para assegurar todas estas relações pensadas pelos católicos que se estão a organizar, mas que não sabem que a CP, não possui material para satisfazer esta procura nestes 4 dias (11 a 14 de Maio). A não ser que ainda consiga trazer algum material rebocado da RENFE, que também não abunda muito para lá da fronteira e que poderá cá chegar com peregrinos espanhóis. Muitas pessoas podem dizer, que falta nos faz o material que foi para a Argentina, mas na altura não se pensou nisso, não por causa do Papa agora, mas de outras situações plausíveis de acontecer. Como sempre dissemos, algum desse material ainda bem que lá está, mas outro, nunca lá devia ter chegado como as 22-40 que fazem sempre falta, seja para esta possível oferta, seja para outros concursos em que são pedidos à CP comboios especiais com muitas carruagens e não existem no parque.

Por falarmos do papa nesta Release, lembramos que a CP, teve a honra de transportar nos seus comboios, entre Lisboa - Coimbra - Porto - Braga, em Maio de 1982, aquele que a transportadora ferroviária nacional considerou o seu passageiro mais importante de sempre, ou seja, o já falecido e anterior Papa João Paulo II, em que a loco 2611 Alsthom ainda hoje conserva uma placa, alusiva à honra de ter rebocado o comboio papal.


Luís Moreira


Sem comentários:

Enviar um comentário

Edite a sua mensagem, de forma moderada e não utilize linguagem imprópria ou ofensiva, porque se utilizada e dirigida a pessoas ou instituições, será logo que detectada, imediatamente apagada e não são aceites comentários de pessoas anónimas. Não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada.